PB-018, km 2 - 5 - Centro, Conde - PB, 58322-000

TJPB, MPT e Anoreg farão Acordo de Cooperação Técnica para fornecimento de dados

Uma reunião, nesta quinta-feira (16), na sede do Tribunal de Justiça da Paraíba, marcou o início das tratativas para a formalização de um Acordo de Cooperação Técnica entre o TJPB, o Ministério Público do Trabalho e a Associação dos Notários e Registradores da Paraíba (Anoreg). O objetivo é o fornecimento de dados cartorários ao MPT para serem consultados pela entidade em suas atividades institucionais.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Benedito da Silva, destacou a importância da interlocução entre as instituições, principalmente tendo como resultado final o serviço prestado à sociedade, sinalizando de forma positiva para a formalização do acordo de cooperação técnica. 

“Quando elas se juntam, ganham todos. Ganha a sociedade, que recebe o serviço e ganham os órgãos que fizeram o acordo, porque trabalham menos e produzem mais”, comentou.

O chefe do Poder Judiciário paraibano esclareceu, ainda, que, por meio da Anoreg, com a autorização da Justiça, as informações serão fornecidas ao MPT. 

O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Rogério Sitônio, comentou ter solicitado a reunião com o TJPB e a Anoreg para que o MPT possa ter acesso a dados de registro de imóveis na Paraíba como um instrumento de trabalho, tanto para a sua atividade fiscalizatória, como administrativa.

“Nós já temos convênios com outros órgãos e procuramos melhorar esse fluxo de informações, já que no nosso dia a dia estamos sempre requisitando, oficiando ao TJ e aos Cartórios de Registro essas informações. Essa cooperação técnica facilitaria o fluxo, já que teríamos acesso direto aos dados”, ressaltou. 

Por sua vez, o presidente da Anoreg, Carlos Ulysses Neto, salientou que o sistema notarial registral brasileiro está envolto em diversas centrais eletrônicas. Segundo enfatizou, o chamamento do Ministério Público e do Tribunal de Justiça tem amparo nas tecnologias já absorvidas pela Associação.

“É possível, sim, como um braço do Estado, os cartórios no Brasil e na Paraíba, disponibilizarem as informações públicas aos entes públicos que solicitarem”, revelou Carlos Ulysses, se referindo ao Serp-Jud (centraliza os serviços prestados pelos operadores nacionais dos registros públicos).

Também participaram da reunião os juízes auxiliares da Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, Fábio Araújo e Lua Yamaoka Maia, o juiz auxiliar da Vice-presidência, Ely Trindade, e o assessor do MPT, Lindemberg Leitão. Ficou deliberada a confecção da minuta do documento que oficializará a cooperação técnica.

Por Lila Santos

Fonte: TJPB

Fonte: https://anoregpb.org.br/tjpb-mpt-e-anoreg-farao-acordo-de-cooperacao-tecnica-para-fornecimento-de-dados/


Leia Também


 Provimento nº 190 do CNJ altera o Código Nacional de Normas instituído pelo Provimento n. 149, de 30 de agosto de 2023
Provimento nº 190 do CNJ altera o Código Nacional de Normas instituído pelo Provimento n. 149, de 30 de ag

Provimento Nº 190 de 25/04/2025Altera o Código Nacional de Normas da Corregedoria Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça – Foro Ext [...]


continuar lendo
Resolução MDA n. 1 altera Resolução CFTCF nº 5/2024 que aprova o Regulamento Operativo do Fundo de Terras e da Reforma Agrária
Resolução MDA n. 1 altera Resolução CFTCF nº 5/2024 que aprova o Regulamento Operativo do Fundo de Terras

Foi publicada no Diário Oficial da União (D.O.U. de 28/04/2025, Edição 79, Seção 1, p. 29), a Resolução MDA n. 1/2025, expedida pelo Minis [...]


continuar lendo
 Projeto Cidadania de Primeira beneficiará crianças de Santa Gertrudes, em Patos
Projeto Cidadania de Primeira beneficiará crianças de Santa Gertrudes, em Patos

Crianças, na faixa etária da primeira infância (0 a 6 anos), do Distrito de Santa Gertrudes, na região da Comarca de Patos, participarão do Proje [...]


continuar lendo

Cadastre-se para utilizar nossos serviços on-line