PB-018, km 2 - 5 - Centro, Conde - PB, 58322-000

Bernardo Chezzi elogia avanço da extrajudicialização imobiliária

Fundador do Ibradim observou que novas legislações e digitalização tornaram serviços mais ágeis e acessíveis.

Em entrevista ao Migalhas, no 7º Congresso Ibradim, o advogado e fundador do Instituto, Bernardo Chezzi destacou as profundas transformações pelas quais o Direito Imobiliário tem passado, principalmente no âmbito dos serviços extrajudiciais. 

Segundo Bernardo, as mudanças impulsionadas por novas legislações têm modernizado o sistema, tornando-o mais ágil e acessível a advogados, empresas e cidadãos.

Ele enfatizou que a digitalização completa dos serviços cartorários é uma das principais conquistas desse processo de modernização. Leis como a 14.382, a 14.711 e a 14.620 puderam estabelecer marco normativo que permite a operação de serviços imobiliários de maneira totalmente digital.

“Isso é extremamente benéfico para o usuário do serviço, para as empresas, cidadãos e ao advogado, que consegue ter uma instrumentabilidade do seu serviço de maneira efetiva, imediata, sem necessitar ir presencialmente ao cartório, sem precisar sequer de um escritório físico”, ressaltou.

Regularização extrajudicial

Bernardo também destacou a extrajudicialização dos processos de regularização de propriedades no Brasil.

Segundo o advogado, procedimentos como a regularização fundiária urbana, a usucapião extrajudicial e a adjudicação compulsória extrajudicial não proporcionam apenas uma alternativa mais rápida e eficiente ao Judiciário, mas também criam novas oportunidades para a advocacia, especialmente para jovens advogados que buscam diversificar suas carteiras de serviços.

“Mais de 50% dos imóveis no Brasil são irregulares, então tem muito campo para o advogado atuar na regularização de imóveis”, lembrou.

Além disso, o fundador do Ibradim observou que o setor imobiliário está em franca expansão, com recordes em financiamentos e lançamentos nos últimos anos.

Nesse cenário, a modernização do sistema extrajudicial e a extrajudicialização de processos são vistas como oportunidades promissoras, capazes de dinamizar o mercado imobiliário e democratizar o acesso à Justiça no Brasil.

O evento

O 7º Congresso Ibradim acontece no CCS – Centro de Convenções Salvador, em Salvador nos dias 29 e 30 agosto. São dois dias de imersão nos temas mais atuais e relevantes do Direito Imobiliário, abordados por profissionais renomados do mercado. O evento conta ainda com outros espaços destinados a atividades complementares, networking e confraternização.

Fonte: Migalhas

Fonte: https://anoregpb.org.br/bernardo-chezzi-elogia-avanco-da-extrajudicializacao-imobiliaria/


Leia Também


 Provimento nº 190 do CNJ altera o Código Nacional de Normas instituído pelo Provimento n. 149, de 30 de agosto de 2023
Provimento nº 190 do CNJ altera o Código Nacional de Normas instituído pelo Provimento n. 149, de 30 de ag

Provimento Nº 190 de 25/04/2025Altera o Código Nacional de Normas da Corregedoria Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça – Foro Ext [...]


continuar lendo
Resolução MDA n. 1 altera Resolução CFTCF nº 5/2024 que aprova o Regulamento Operativo do Fundo de Terras e da Reforma Agrária
Resolução MDA n. 1 altera Resolução CFTCF nº 5/2024 que aprova o Regulamento Operativo do Fundo de Terras

Foi publicada no Diário Oficial da União (D.O.U. de 28/04/2025, Edição 79, Seção 1, p. 29), a Resolução MDA n. 1/2025, expedida pelo Minis [...]


continuar lendo
 Projeto Cidadania de Primeira beneficiará crianças de Santa Gertrudes, em Patos
Projeto Cidadania de Primeira beneficiará crianças de Santa Gertrudes, em Patos

Crianças, na faixa etária da primeira infância (0 a 6 anos), do Distrito de Santa Gertrudes, na região da Comarca de Patos, participarão do Proje [...]


continuar lendo

Cadastre-se para utilizar nossos serviços on-line