PB-018, km 2 - 5 - Centro, Conde - PB, 58322-000

TV Justiça apresenta documentário “200 anos da criação do Juiz de Paz”

Produção vai ao ar na sexta-feira (13), às sextas, às 12h30.

A Justiça de Paz foi criada em 1824 para resolver problemas de menor potencial ofensivo e realizar casamentos e atos mais simples na área do Direito. Duzentos anos depois, a função do juiz de paz ainda não foi regulamentada. Cada estado tem suas próprias determinações e estabelece os requisitos necessários para quem quer se tornar um profissional dessa área. Na maioria deles, a formação em Direito é uma exigência.

Com o passar do tempo, o juiz de paz deixou de fazer mediação e conciliação e sua função, atualmente, é basicamente a realização de casamentos. E o dia a dia deles é bem movimentado. Estimativas da Anoreg – Associação dos Notários e Registradores do Brasil – apontam que, a cada ano, os juízes de paz celebram cerca de um milhão de casamentos no país. E eles colecionam histórias de emoção, curiosidades e, também, casos divertidos. O documentário “Juiz de Paz – 200 anos” estreia nesta sexta-feira, na TV Justiça.

O programa Documentário vai ao ar às sextas, às 12h30, no canal 1, em Brasília, ou reveja na playlist do programa no YouTube. 

Confira também:

Saber Direito – 9 a 13/12, às 8h

O Saber Direito desta semana apresenta um curso sobre direitos humanos. O professor Frederico Afonso Izidoro aborda a teoria geral, dividida em duas partes, e destaca o sistema onusiano, relativo às Nações Unidas, o sistema interamericano e a segurança pública. 

De segunda a sexta, às 8h, na programação da TV Justiça.

Confira a playlist do programa no YouTube.

Como funciona aí? – 11/12, às 9h30

No “Como funciona aí?” – programa para entender como funcionam as leis lá fora, – você vai saber um pouco mais sobre a vida de pessoas LGBTQIA+ pelo mundo. Segundo a Organização das Nações Unidas, desde 2019, 11 países legalizaram o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O primeiro deles, na vanguarda desse movimento, foi a Holanda.

Essa edição você confere na quarta, às 9h30, na programação da TV Justiça.

 Confira a playlist do programa no YouTube.

Artigo 5º – 11/12, às 19h.

No Artigo 5º desta quarta, saiba como a legislação brasileira avançou para assegurar os direitos maternos no mercado de trabalho e o que falta para a integralidade desta proteção.

O programa estreia na TV Justiça, quarta, às 19h. 

Assista ao programa no nosso canal do YouTube.

Iluminuras 14/12, às 20h

No programa Iluminuras, o juiz maranhense Rodrigo Maia Rocha apresenta estudo das decisões do Supremo durante a pandemia da covid-19. A obra “A Atuação do STF e o Equilíbrio do Pacto Federativo” destaca o engajamento da Corte Suprema em relação às demandas apresentadas sobre a saúde coletiva.

Todos os sábados, às 20h, na programação da TV Justiça.

Confira a playlist do programa no YouTube.

Fonte: STF.JUS

Fonte: https://anoregpb.org.br/tv-justica-apresenta-documentario-200-anos-da-criacao-do-juiz-de-paz/


Leia Também


 Provimento nº 190 do CNJ altera o Código Nacional de Normas instituído pelo Provimento n. 149, de 30 de agosto de 2023
Provimento nº 190 do CNJ altera o Código Nacional de Normas instituído pelo Provimento n. 149, de 30 de ag

Provimento Nº 190 de 25/04/2025Altera o Código Nacional de Normas da Corregedoria Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça – Foro Ext [...]


continuar lendo
Resolução MDA n. 1 altera Resolução CFTCF nº 5/2024 que aprova o Regulamento Operativo do Fundo de Terras e da Reforma Agrária
Resolução MDA n. 1 altera Resolução CFTCF nº 5/2024 que aprova o Regulamento Operativo do Fundo de Terras

Foi publicada no Diário Oficial da União (D.O.U. de 28/04/2025, Edição 79, Seção 1, p. 29), a Resolução MDA n. 1/2025, expedida pelo Minis [...]


continuar lendo
 Projeto Cidadania de Primeira beneficiará crianças de Santa Gertrudes, em Patos
Projeto Cidadania de Primeira beneficiará crianças de Santa Gertrudes, em Patos

Crianças, na faixa etária da primeira infância (0 a 6 anos), do Distrito de Santa Gertrudes, na região da Comarca de Patos, participarão do Proje [...]


continuar lendo

Cadastre-se para utilizar nossos serviços on-line