PB-018, km 2 - 5 - Centro, Conde - PB, 58322-000

Projeto Cidadania de Primeira, do TJPB, concorre ao ‘Oscar da Justiça’, do Instituto Innovare

Um documento nas mãos e muitos direitos garantidos. É isso que acontece com todas as crianças beneficiadas pelo Projeto Cidadania de Primeira, uma iniciativa do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) que reforça a rede de proteção e segurança pública e atua de forma preventiva em casos de desaparecimento infantil.

Tendo por finalidade emitir documentos de identidade civil às crianças, ainda na primeira infância, o projeto está sendo reconhecido nacionalmente, e agora concorre ao Prêmio Innovare 2025, uma das mais bem conceituadas premiações da Justiça brasileira, não raramente identificada como o ‘Oscar da Justiça’.

O Cidadania de Primeira foi apresentado ao consultor especial do Innovare, Rafael Cavalcanti, que visitou a Comarca de Patos, na terça-feira (15), para conhecer de perto o projeto que olha para o presente das crianças paraibanas. A juíza titular da 7ª Vara Mista de Patos e diretora do fórum, Joscileide Ferreira de Lira, lembrou que o programa passou na primeira etapa do Prêmio Innovare e agora está sendo avaliado pela consultoria, segunda fase da premiação.

“O projeto foi aprovado, passou para essa etapa, e agora o consultor Rafael Cavalcanti veio para conhecer de perto como se desenvolve e como ocorreu o Projeto Cidadania de Primeira”, explicou a magistrada, acrescentando que no ano passado o programa ficou em primeiro lugar no prêmio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Rafael Cavalcanti confirmou a eficiência do projeto. “Ficou comprovado a sua eficiência e, ganhando ou não ganhando, ele entrará no banco de práticas do Instituto Innovare como uma prática que realmente tem eficiência, funciona e foi devidamente conferida. Um ponto muito importante desse projeto, que eu acho que o Innovare busca muito, é o auxílio às pessoas mais carentes, que não têm acesso a esse tipo de documento”, constatou Rafael.

Representante do Innovare veio a Patos conhecer o projeto

Documentos beneficiam famílias – Com o documento em mãos, a cidadania das crianças atendidas está garantida. Elas conseguem efetivar vários direitos, como o acesso ao Bolsa Família, por exemplo. Mães beneficiadas com o Projeto Cidadania de Primeira confirmam a importância dele.

Regina Vieira é mãe de uma criança com espectro autista e conseguiu obter o documento do filho por meio do programa. “Meu filho é autista, eu precisava de ter a identificação dele para procurar os tratamentos dele, como eu participo das oficinas no Cras, esse projeto foi para lá e eu adquiri. Fui correndo fazer a identidade porque precisava para tudo que ia fazer. Hoje é uma identificação que nos dá proteção. E eu achei perfeito, maravilhoso”, celebrou.

Francisca Amanda também teve acesso à documentação do filho pelo Cidadania de Primeira. “Foi super tranquila porque estava próximo de casa, sem muita burocracia. Fizeram um mutirão e nesse dia meu filho estava na creche e eles tiveram prioridade de ser beneficiado primeiro para fazer a identidade, porque estavam estudando. A importância é muito grande porque ficou bem mais simples resolver as coisas com a identidade”, garantiu.

Reunião com consultor – O encontro com o consultor especial do Innovare contou com as presenças, de forma virtual, do desembargador-presidente do TJPB, Fred Coutinho, além do coordenador da Infância e Juventude, juiz Hugo Zaher. O projeto foi apresentado também pela juíza Joscileide Lira e a secretária do município de Patos, Helena Vanderley.

Crianças ganham documentação no Cidadania de Primeira

Cidadania de Primeira – A ação foi iniciada em 2023, na cidade de Patos, no Sertão paraibano, através de um convênio entre o TJPB – por meio do Comitê da Primeira Infância -, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano e a Secretaria Municipal de Assistência Social de Patos, com o apoio da diretoria do Fórum Miguel Sátyro e da Coordenadoria da Infância e Juventude.

Prêmio Innovare – A premiação reconhece e dissemina práticas inovadoras e bem-sucedidas no âmbito da Justiça brasileira. Os trabalhos premiados contribuem para a modernização, rapidez e eficiência do sistema. 

Anualmente, a premiação escolhe duas práticas em cada uma de suas categorias (Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania) como as mais bem avaliadas pela Comissão Julgadora. O Prêmio Innovare é uma iniciativa do Instituto Innovare, que tem como parceiras apoiadoras a Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça, a Advocacia-Geral da União, associações jurídicas e o Conselho Nacional de Justiça, com o apoio do Grupo Globo.

Fonte: TJPB

Fonte: https://anoregpb.org.br/projeto-cidadania-de-primeira-do-tjpb-concorre-ao-oscar-da-justica-do-instituto-innovare/


Leia Também


 Artigo – A possibilidade da usucapião de bem imóvel ocupado por um único herdeiro
Artigo – A possibilidade da usucapião de bem imóvel ocupado por um único herdeiro

Decisões recentes do STJ trazem clareza à possibilidade de usucapião em herança e evidenciam os impactos da posse exclusiva na partilha familiar.A [...]


continuar lendo
Germano Toscano de Brito escreve história de ouro no notariado brasileiro
Germano Toscano de Brito escreve história de ouro no notariado brasileiro

Do coração de Guarabira, no brejo paraibano, para o Centro Histórico de João Pessoa, a trajetória de Germano Carvalho Toscano de Brito é marca [...]


continuar lendo
 Artigo – Melhor interesse do incapaz para solução de partilha extrajudicial
Artigo – Melhor interesse do incapaz para solução de partilha extrajudicial

É inegável que as recentes alterações promovidas na Resolução nº 35/2007 [1] do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), notadamente pela Resolu [...]


continuar lendo
Atos notariais fora da circunscrição: Riscos, impactos e o princípio da accountability territorial extrajudicial
Atos notariais fora da circunscrição: Riscos, impactos e o princípio da accountability territorial extrajud

Fundamentos legais da territorialidadeO sistema notarial e registral brasileiro desempenha função essencial para a garantia da cidadania, da seguran [...]


continuar lendo

Cadastre-se para utilizar nossos serviços on-line