PB-018, km 2 - 5 - Centro, Conde - PB, 58322-000

Ministro Luís Roberto Barroso abre o XXIV Congresso da ANOREG/BR com Aula Magna

O ministro trará uma análise aprofundada sobre um tema de extrema relevância para o setor: “Inteligência Artificial e o Futuro dos Cartórios”

Brasília será palco da a Aula Magna do Ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal, no XXIV Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro (Congresso da ANOREG/BR) e na VII Conferência Nacional dos Cartórios (Concart). No dia 27 de novembro de 2024, o ministro trará uma análise aprofundada sobre um tema de extrema relevância para o setor: “Inteligência Artificial e o Futuro dos Cartórios”.

Em um contexto de grandes avanços tecnológicos, Barroso discutirá como a Inteligência Artificial (IA) está reconfigurando o cenário jurídico, especialmente no âmbito dos cartórios e registros públicos. Durante sua Aula Magna, Barroso deve abordar o impacto direto da inteligência artificial na automação de processos e na gestão de dados nos cartórios, explorando como essas inovações podem melhorar a agilidade e precisão dos serviços prestados. A IA, segundo ele, representa uma oportunidade única de aprimorar o atendimento ao cidadão, oferecendo soluções mais acessíveis e transparentes.

A Aula Magna “Inteligência Artificial e o Futuro dos Cartórios” promete ser um dos momentos mais esperados do XXIV Congresso da ANOREG/BR, reunindo profissionais e autoridades para uma reflexão sobre o futuro e a modernização dos serviços notariais e registrais no Brasil. Com a abertura do Ministro Barroso, o congresso reafirma seu papel como um fórum central para discussões que definem os rumos do setor e convidam os cartórios a liderarem a transformação digital com responsabilidade e inovação.

As inscrições para o XXIV Congresso da ANOREG/BR e VII Concart ainda estão abertas! O evento será realizado de 27 a 29 de novembro de 2024, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília/DF.  Este ano, o congresso traz como tema central “Governança, Inovação e Inteligência Artificial: o Futuro dos Cartórios”, reforçando a necessidade de adaptação do setor frente às novas tecnologias e práticas de gestão que estão moldando a sociedade e o ambiente jurídico.

O evento contará com palestras, painéis e debates de alto nível, reunindo especialistas e autoridades do setor. Alguns palestrantes estão em fase de confirmação, garantindo a presença de nomes de destaque no cenário jurídico e tecnológico. Confira a seguir a programação preliminar do evento e prepare-se para três dias de intensas discussões e aprendizado.

Fonte: Anoreg/BR

Fonte: https://anoregpb.org.br/ministro-luis-roberto-barroso-abre-o-xxiv-congresso-da-anoreg-br-com-aula-magna/


Leia Também


Provimento nº 199/CNJ amplia o Programa Nacional de Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento (Registre-se)
Provimento nº 199/CNJ amplia o Programa Nacional de Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento (Regist

PROVIMENTO N. 199, DE 25 DE JUNHO DE 2025.Estabelece, no âmbito do Poder Judiciário, o Programa de Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento [...]


continuar lendo
Artigo – Central de Escrituras e Procurações e LGPD: entre publicidade e privacidade
Artigo – Central de Escrituras e Procurações e LGPD: entre publicidade e privacidade

Por João Rodrigo StinghenO avanço da tecnologia sempre traz novidades que facilitam o acesso a informações relevantes, como é o caso da Central d [...]


continuar lendo
Família com três responsáveis legais obtém registro de multiparentalidade já na gestação
Família com três responsáveis legais obtém registro de multiparentalidade já na gestação

Uma decisão judicial permitiu o registro de um bebê com três responsáveis legais ainda durante a gestação, no Rio de Janeiro. O caso envolve uma [...]


continuar lendo
Terceira Turma decide que imóvel doado em programa habitacional, mesmo em nome de um só cônjuge, é bem comum
Terceira Turma decide que imóvel doado em programa habitacional, mesmo em nome de um só cônjuge, é bem com

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por unanimidade, definiu que o imóvel doado pelo poder público no contexto de programa habi [...]


continuar lendo

Cadastre-se para utilizar nossos serviços on-line