PB-018, km 2 - 5 - Centro, Conde - PB, 58322-000

TJPB e IBGE automatizam coleta de dados do registro civil na Paraíba


A coleta de dados do Registro Civil da Paraíba pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nas Varas de Família será automatizada e viabilizada de forma mais rápida. O assunto foi debatido, na segunda-feira (07), por representantes do Instituto, o presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho, e o diretor de Tecnologia de Informação do Tribunal, Daniel Melo.

“Essa parceria realmente pode trazer muitos benefícios, como a melhoria na coleta de dados, que ajuda na organização e na execução de políticas públicas”, destacou o presidente, ao aprovar o aperfeiçoamento da sistemática do Tribunal para fornecer dados ao IBGE.

De acordo com o superintendente estadual do IBGE na Paraíba, Roberto Salgado, os dados do Registro Civil são divulgados periodicamente, mas a coleta ainda não é feita de forma automatizada.

“Agora, as varas de Família realizarão seus trabalhos sem interrupções, enquanto o IBGE coletará, junto à Ditec, dados essenciais sobre casamentos, divórcios e outras estatísticas relacionadas ao registro civil de forma mais eficiente. Isso não só reduz os custos envolvidos na pesquisa, mas também garante que as informações retornadas à população sejam confiáveis e de alta qualidade”, declarou.

O superintendente acrescentou que a ênfase do trabalho não está em dados pessoais, mas em indicadores, garantindo a privacidade das pessoas e permitindo que os gestores públicos tomem decisões baseadas em dados concretos e números consistentes. “É um avanço significativo para a administração pública e para a sociedade”, concluiu.

Pelo IBGE, também estiveram presentes o chefe da agência de Campina Grande, Rafael Marconi dos Santos; a agente de Pesquisa e Mapeamento, Larissa Lima Serpa, e o chefe da Base Territorial do IBGE na Paraíba, Fernando José Câmara Lins.

Fonte: TJPB

Fonte: https://anoregpb.org.br/tjpb-e-ibge-automatizam-coleta-de-dados-do-registro-civil-na-paraiba/


Leia Também


Terceira Turma do STJ garante direito à indicação de gênero neutro no registro civil
Terceira Turma do STJ garante direito à indicação de gênero neutro no registro civil

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, que é possível retificar o registro civil para fazer constar o gê [...]


continuar lendo
Corregedoria regulamenta ressarcimento de atos gratuitos durante a Semana Nacional do Registro Civil
Corregedoria regulamenta ressarcimento de atos gratuitos durante a Semana Nacional do Registro Civil

A Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio do Provimento CGJ/PB nº 001, de 08 de maio de 2025, regulamentou o ressarcimento d [...]


continuar lendo
STJ autoriza mudança de registro civil para gênero neutro
STJ autoriza mudança de registro civil para gênero neutro

Decisão vale para caso específico de pessoa que pediu alteraçãoO Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou a mudança de registro civil para c [...]


continuar lendo

Cadastre-se para utilizar nossos serviços on-line

Cookies.

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Para continuar navegando é necessário aceitar a nossa política de privacidade.

Aceito