PB-018, km 2 - 5 - Centro, Conde - PB, 58322-000

ANOREG/BR lança infográfico sobre Agente de Garantias

O material destaca a importância dos Cartórios na segurança das operações financeiras e comerciais

A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG/BR) acaba de disponibilizar um novo infográfico explicativo sobre o Agente de Garantias, figura criada pelo Marco Legal das Garantias (Lei nº 14.711/2023) e responsável por representar credores na constituição, controle, execução ou liberação de garantias em operações financeiras e comerciais.

O material mostra que, embora o Agente de Garantias centralize a relação com o devedor, sua atuação só se torna possível com o respaldo dos Cartórios de Notas e de Registro de Imóveis, que dão legalidade, publicidade e segurança aos atos praticados.

Nos Cartórios de Notas, o papel é garantir a formalização correta dos atos. É ali que pode ser lavrada a escritura pública de nomeação do Agente de Garantias, quando exigida, além da formalização dos contratos. Outro recurso importante disponível nesses serviços é a Conta Notarial, desenvolvida pelo Colégio Notarial do Brasil (CNB/CF), que permite movimentar valores vinculados ao contrato com total rastreabilidade e segurança, reforçando a transparência nas negociações.

Já nos Cartórios de Registro de Imóveis, o destaque está no registro das garantias reais, como hipoteca e alienação fiduciária. Esse procedimento garante a publicidade e o controle dos atos de constituição, substituição ou liberação de garantias sobre bens imóveis, assegurando que credores e devedores tenham respaldo legal em suas relações.

Além de tornar os contratos mais confiáveis, a presença do Agente de Garantias aliado à atuação dos Cartórios proporciona benefícios como centralização da gestão, eficiência na execução das obrigações, flexibilidade no uso de diferentes tipos de garantias e a redução de conflitos entre os credores. Em financiamentos estruturados, securitizações e operações que envolvem múltiplos credores, o modelo representa um avanço significativo em segurança jurídica.

O infográfico reúne informações detalhadas sobre quando o Agente de Garantias pode ser utilizado, suas vantagens, responsabilidades e como os Cartórios atuam na prática.

Também são destacados benefícios como a centralização da gestão, a eficiência na execução das garantias e a redução de conflitos entre os credores.

O infográfico está disponível gratuitamente e pode ser acessado pelo site oficial da ANOREG/BR: www.anoreg.org.br/site/comunicacao/infograficos

Sobre o projeto

A cada quinze dias, um infográfico será divulgado sobre um serviço praticado nos Cartórios extrajudiciais, podendo ser impresso e afixado nas dependências da serventia, em local de fácil acesso do público.

Os materiais informativos destacam serviços e explicam os procedimentos, as vantagens, os documentos necessários, entre outros pontos importantes para a realização dos atos praticados nos Cartórios extrajudiciais.

AssCom ANOREG/BR

Fonte: https://anoregpb.org.br/anoreg-br-lanca-infografico-sobre-agente-de-garantias/


Leia Também


 Artigo – A possibilidade da usucapião de bem imóvel ocupado por um único herdeiro
Artigo – A possibilidade da usucapião de bem imóvel ocupado por um único herdeiro

Decisões recentes do STJ trazem clareza à possibilidade de usucapião em herança e evidenciam os impactos da posse exclusiva na partilha familiar.A [...]


continuar lendo
Germano Toscano de Brito escreve história de ouro no notariado brasileiro
Germano Toscano de Brito escreve história de ouro no notariado brasileiro

Do coração de Guarabira, no brejo paraibano, para o Centro Histórico de João Pessoa, a trajetória de Germano Carvalho Toscano de Brito é marca [...]


continuar lendo
 Artigo – Melhor interesse do incapaz para solução de partilha extrajudicial
Artigo – Melhor interesse do incapaz para solução de partilha extrajudicial

É inegável que as recentes alterações promovidas na Resolução nº 35/2007 [1] do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), notadamente pela Resoluà [...]


continuar lendo
Atos notariais fora da circunscrição: Riscos, impactos e o princípio da accountability territorial extrajudicial
Atos notariais fora da circunscrição: Riscos, impactos e o princípio da accountability territorial extrajud

Fundamentos legais da territorialidadeO sistema notarial e registral brasileiro desempenha função essencial para a garantia da cidadania, da seguran [...]


continuar lendo

Cadastre-se para utilizar nossos serviços on-line