PB-018, km 2 - 5 - Centro, Conde - PB, 58322-000

Baixe o novo infográfico da ANOREG/BR sobre o processo de execução extrajudicial da alienação fiduciária de bens móveis

Novo processo traz agilidade e segurança para a recuperação de bens financiados no Brasil

A ANOREG/BR (Associação dos Notários e Registradores do Brasil) lançou um novo infográfico explicativo que detalha as mudanças trazidas pelo Marco Legal das Garantias no processo de execução extrajudicial da alienação fiduciária de bens móveis. A iniciativa busca descomplicar o entendimento do público sobre como o novo marco fortalece a segurança jurídica para credores e agiliza o processo de recuperação de bens financiados.

Aprovado recentemente, o Marco Legal das Garantias permite que o credor, em casos de inadimplência, consolide a propriedade do bem de forma direta e extrajudicial, através dos Cartórios de Registro de Títulos e Documentos. Essa medida abrange bens móveis como veículos e é uma alternativa eficiente para recuperação do bem, diminuindo a burocracia e os custos para as partes envolvidas.

Como Funciona a Execução Extrajudicial da Alienação Fiduciária?

O processo é composto por algumas etapas principais que visam a segurança e o cumprimento dos direitos do devedor e do credor. Confira o passo a passo:

Notificação do Devedor – O credor solicita ao cartório a notificação do devedor, que terá um prazo de 20 dias para quitar a dívida ou apresentar justificativa de que a cobrança é parcial ou indevida.

Análise das Alegações – O cartório avalia as alegações do devedor. Se deferida, o processo é encerrado. Caso a alegação seja parcialmente procedente, o devedor pode pagar a dívida reconhecida e o credor tem a opção de recorrer ao Poder Judiciário.

Busca e Apreensão do Bem – Se as alegações do devedor forem indeferidas, o devedor deve entregar o bem ao credor ou disponibilizá-lo, sob pena de multa. Em seguida, o credor pode requerer a busca e apreensão extrajudicial do bem, com expedição de certidão para formalizar a ação.

Benefícios da Execução Extrajudicial

O Marco Legal das Garantias representa um avanço importante ao oferecer uma alternativa ágil e segura ao processo judicial. A execução extrajudicial economiza tempo, reduz custos, e permite uma resolução mais rápida para ambas as partes. Com a implementação deste marco, espera-se uma significativa melhora no ambiente de crédito e uma maior segurança para operações de financiamento de bens móveis.

Disponibilização do Infográfico

Para facilitar o entendimento sobre o tema, o infográfico da ANOREG/BR está disponível para download gratuito clicando AQUI. Com ele, profissionais do setor, credores e o público em geral poderão compreender de forma visual e prática cada etapa do processo e os direitos envolvidos.

Para acessar o infográfico completo e obter mais informações, clique AQUI e entenda como o Marco Legal das Garantias está transformando o cenário das execuções fiduciárias no Brasil.

FonteANOREG/BR

Fonte: https://anoregpb.org.br/baixe-o-novo-infografico-da-anoreg-br-sobre-o-processo-de-execucao-extrajudicial-da-alienacao-fiduciaria-de-bens-moveis/


Leia Também


 Artigo – A possibilidade da usucapião de bem imóvel ocupado por um único herdeiro
Artigo – A possibilidade da usucapião de bem imóvel ocupado por um único herdeiro

Decisões recentes do STJ trazem clareza à possibilidade de usucapião em herança e evidenciam os impactos da posse exclusiva na partilha familiar.A [...]


continuar lendo
Germano Toscano de Brito escreve história de ouro no notariado brasileiro
Germano Toscano de Brito escreve história de ouro no notariado brasileiro

Do coração de Guarabira, no brejo paraibano, para o Centro Histórico de João Pessoa, a trajetória de Germano Carvalho Toscano de Brito é marca [...]


continuar lendo
 Artigo – Melhor interesse do incapaz para solução de partilha extrajudicial
Artigo – Melhor interesse do incapaz para solução de partilha extrajudicial

É inegável que as recentes alterações promovidas na Resolução nº 35/2007 [1] do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), notadamente pela Resoluà [...]


continuar lendo
Atos notariais fora da circunscrição: Riscos, impactos e o princípio da accountability territorial extrajudicial
Atos notariais fora da circunscrição: Riscos, impactos e o princípio da accountability territorial extrajud

Fundamentos legais da territorialidadeO sistema notarial e registral brasileiro desempenha função essencial para a garantia da cidadania, da seguran [...]


continuar lendo

Cadastre-se para utilizar nossos serviços on-line