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A plataforma foi desenvolvida com um foco primordial: simplificar a vida do cidadão que precisa regularizar um protesto. Ela atua diretamente nos pontos de dor que o sociólogo e cientista político Renato Dolci identificou em suas pesquisas, buscando reverter a percepção de burocracia e complexidade associada aos cartórios.
O principal benefício é a descomplicação do processo. A promessa de “cinco cliques” para consultar e pagar um protesto é um divisor de águas. O usuário não precisa mais entender termos jurídicos complexos ou enfrentar processos demorados. Basta informar o CPF, verificar o telefone, consultar os títulos em aberto e escolher entre Pix, boleto ou cartão para quitar a dívida. Isso elimina barreiras e torna a regularização acessível a todos.
Mais conscientização e menos desinformação
Um dado alarmante da palestra de Dolci foi que 86% dos usuários não sabiam que estavam protestados. A Resolve atua ativamente para mudar isso. Ao centralizar as informações e enviar comunicações claras (por e-mail, WhatsApp ou SMS), a plataforma alerta o consumidor sobre a existência do protesto, combatendo a desinformação. Isso é crucial, pois muitos acreditam que pagar a dívida já resolve a situação, sem saber que o protesto precisa ser quitado separadamente.
O tempo é valioso para o consumidor. Com ela o processo de regularização que antes poderia levar dias ou exigir deslocamentos a diferentes locais, agora pode ser feito de forma rápida e totalmente online, a qualquer hora e de qualquer lugar. Isso se alinha às expectativas do consumidor moderno, acostumado à agilidade de serviços como Uber e iFood.
Ao entregar uma experiência digital fluida e eficiente, a plataforma contribui para mudar a imagem dos cartórios, afastando-a do “carimbo” e aproximando-a da inovação e bom atendimento. A estética cuidadosa da plataforma, com design moderno e comunicação clara, transmite profissionalismo e confiança, combatendo a ideia de que os cartórios são lugares burocráticos e difíceis.
Empoderamento Financeiro
A ferramenta não apenas facilita o pagamento, mas também ajuda o consumidor a entender melhor sua situação financeira. Ao tornar transparente a existência de protestos e o processo para sua quitação, empodera o indivíduo a tomar controle de suas finanças e regularizar sua situação de crédito, o que pode abrir portas para novas oportunidades no mercado.
A Resolve, portanto, não é apenas uma ferramenta de pagamento, mas uma ponte de comunicação e serviço que visa tornar o protesto um instrumento compreendido e acessível, em benefício direto do cidadão brasileiro. Durante o II Encontro de Direito Notarial e Registral da Paraíba Renato palestrou sobre o tema “Os novos serviços do protesto”, tendo como debatedores os presidentes do diretor-geral da Anoreg-PB e presidente do IETPB-PB, Germano Toscano de Brito e o presidente da Anoreg-BR e do CNR, Rogério Portugal Bacellar.
Cândido Nóbrega/Assessor de imprensa Anoreg-PB
Fonte: anoregpb.org.br/resolve-transforma-a-experiencia-do-consumidor-com-o-protesto/
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