PB-018, km 2 - 5 - Centro, Conde - PB, 58322-000

Saúde assina convênio para implantação de salas interligadas para registro de nascimento dentro das maternidades

O primeiro direito à identidade e à cidadania é realizado assim que uma criança nasce e esse direito humano é concretizado por meio do registro civil de nascimento. Com o objetivo de garantir esse primeiro instrumento de exercício da cidadania e de garantia dos direitos fundamentais, o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) com a Gerência Executiva de Atenção à Saúde (Geas), assinou um convênio entre cartórios de registro civil e maternidades da 1ª Macrorregião de Saúde para reduzir o sub-registro civil no Estado. O evento aconteceu nesta terça-feira (22), no auditório da Associação dos Notários e Registradores da Paraíba (Anoreg-PB).

Essa ação faz parte das atividades executadas pelo Programa Primeira Infância, de responsabilidade da Secretaria da Saúde, e possibilita a implantação das unidades notariais interligadas em João Pessoa com o objetivo de reforçar e melhorar o registro dos bebês nas maternidades, pois o registro civil é essencial para garantir direitos e cidadania das crianças nascidas no estado. De acordo com a gerente executiva de Atenção à Saúde da SES, Izabel Sarmento, a declaração de nascido para o acesso à certidão civil de nascimento é uma importante ação da política de saúde na implantação das unidades interligadas. 

“A Secretaria de Estado da Saúde realiza hoje a assinatura do convênio entre os cartórios notários registradores civis e as maternidades estaduais e municipais da primeira Macrorregião de Saúde. Esse é um momento importante para que possamos reduzir ou ainda erradicar o sub-registro no nosso Estado. Aqui estão as maternidades da primeira Região de Saúde, a exemplo do Edson Ramalho, Maternidade Frei Damião, Hospital Universitário, Instituto Cândida Vargas e Hospital da Unimed. Esse é um momento importante porque o registro civil é o primeiro documento de um cidadão que traz essa autonomia de cidadania para que a partir desse registro ele possa ter direitos civis, políticos, econômicos e sociais”, enfatizou. 

A SES vem fortalecendo o trabalho de erradicação do sub-registro, juntamente com os cartórios e com a Corregedoria Estadual como forma de enfrentamento ao sub-registro, que é uma das ações que estão contidas no Programa Primeira Infância.

A registradora civil do 12º cartório de João Pessoa e vice-presidente da Associação de Registradores Civis da Paraíba (Arpen-PB), Anna Cecília Cunha, destacou a importância do convênio entre cartórios e as unidades de saúde do estado como um momento histórico e uma sofisticação do serviço de cidadania já existente.

“Esse acordo permite que os pais escolham registrar o nascimento do filho no local de nascimento ou na residência, sem abrir mão da certidão. A interligação entre os serviços potencializa o direito de escolha, permitindo que a certidão de nascimento seja disponibilizada de forma gratuita e imediata, tornando o processo mais eficiente e acessível ao cidadão. O custo é coberto pelo Fundo de Compensação do Registro Civil”, explicou.

A criação de salas de registro dentro das maternidades na Paraíba visa facilitar o registro de nascimento de crianças logo após o parto, melhorando o acesso aos direitos fundamentais como educação e saúde. Embora essas salas já existam (são 19 no total), o convênio recente reforça a parceria entre o governo, cartórios e unidades de saúde. O registro permanece gratuito, incluindo para crianças nascidas em instituições privadas como a Unimed. A iniciativa é parte do programa de apoio à primeira infância.

Participaram do evento a SES, PB Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, Corregedoria-geral de Justiça, Ministério Público, Arpen-PB, maternidades públicas e privadas de João Pessoa e tabeliães dos cartórios de João Pessoa.

Fonte: Paraiba.pb

Fonte: https://anoregpb.org.br/saude-assina-convenio-para-implantacao-de-salas-interligadas-para-registro-de-nascimento-dentro-das-maternidades/


Leia Também


 Provimento nº 190 do CNJ altera o Código Nacional de Normas instituído pelo Provimento n. 149, de 30 de agosto de 2023
Provimento nº 190 do CNJ altera o Código Nacional de Normas instituído pelo Provimento n. 149, de 30 de ag

Provimento Nº 190 de 25/04/2025Altera o Código Nacional de Normas da Corregedoria Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça – Foro Ext [...]


continuar lendo
Resolução MDA n. 1 altera Resolução CFTCF nº 5/2024 que aprova o Regulamento Operativo do Fundo de Terras e da Reforma Agrária
Resolução MDA n. 1 altera Resolução CFTCF nº 5/2024 que aprova o Regulamento Operativo do Fundo de Terras

Foi publicada no Diário Oficial da União (D.O.U. de 28/04/2025, Edição 79, Seção 1, p. 29), a Resolução MDA n. 1/2025, expedida pelo Minis [...]


continuar lendo
 Projeto Cidadania de Primeira beneficiará crianças de Santa Gertrudes, em Patos
Projeto Cidadania de Primeira beneficiará crianças de Santa Gertrudes, em Patos

Crianças, na faixa etária da primeira infância (0 a 6 anos), do Distrito de Santa Gertrudes, na região da Comarca de Patos, participarão do Proje [...]


continuar lendo

Cadastre-se para utilizar nossos serviços on-line