PB-018, km 2 - 5 - Centro, Conde - PB, 58322-000

Semana “Registre-se!” começa nesta segunda (12/5) com previsão de 230 mil atendimentos

Tem início nesta segunda-feira (12/5) a terceira edição da “Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!”, com atividades em todo o país. Durante o evento, que acontece até sexta-feira (16/5), serão intensificadas ações para emissões de RG, CPF, título de eleitor e de segundas vias de certidões, realização de registro de nascimento tardio e, também, o atendimento de migrantes, populações indígenas e quilombolas e população em situação de rua.  

A expectativa é de que sejam feitos mais de 230 mil atendimentos nos postos disponibilizado pelos tribunais estaduais e federais durante os cinco dias da ação. Devem ser expedidos mais de 286 mil documentos.  

Em todo o país, os tribunais estaduais devem mobilizar cerca de 2 mil profissionais em 19 estados. O Tribunal de Justiça de Rondônia levará a ação para os 52 municípios do estado. Os tribunais da Bahia e do Rio de Janeiro estarão presentes em 55 municípios durante a Semana Nacional. 

O corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell, estará presente na quinta-feira (15/5) para acompanhar as atividades em Humaitá (AM). A agenda inclui um casamento coletivo no Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Tarcila Prado de Medeiros Mendes, a partir das 8h30, onde haverá ainda a exposição “Não vista essa camisa” – uma ação pelo fim da violência contra as mulheres. Na sequência, às 10h30, o corregedor nacional participará da cerimônia de inauguração do novo Fórum de Justiça do município. 

Mobilização 

Os serviços disponibilizados pelos tribunais variam conforme o estado. Ao todo, haverá 35 tipos de atendimento. Nos postos abertos à população, poderão ser emitidos documentos como registro civil e CPF. O público receberá assistência jurídica, social e previdenciária. 

Os TRFs atuarão, durante o evento, nas áreas de assistência social, de documentação, de saúde e da cidadania. Além do geral, entre os públicos específicos esperados, estão indígenas, migrantes e egressos do sistema penal. 

Para auxiliar o atendimento a pessoas privadas de liberdade, a Corregedoria Nacional de Justiça disponibilizou um infográfico em sua página no site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para orientar os profissionais envolvidos. 

Em São Paulo, as Justiças estadual e federal ampliarão o atendimento para emitir certificado de reservista, dispensa e alistamento militar; cadastro e atualização em programas sociais (CadÚnico); requerimento de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); consulta e liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP), entre outros. 

Acesse aqui as ações em cada estado da Semana Registre-se  

O Tribunal de Justiça da Bahia promoverá um casamento coletivo quilombola e o Tribunal de Justiça de Tocantins trará ações relacionadas ao programa Pai Presente, que estimula o reconhecimento de paternidade em pessoas sem registro. 

Fonte: CNJ

Fonte: https://anoregpb.org.br/semana-registre-se-comeca-nesta-segunda-12-5-com-previsao-de-230-mil-atendimentos/


Leia Também


 Artigo – A possibilidade da usucapião de bem imóvel ocupado por um único herdeiro
Artigo – A possibilidade da usucapião de bem imóvel ocupado por um único herdeiro

Decisões recentes do STJ trazem clareza à possibilidade de usucapião em herança e evidenciam os impactos da posse exclusiva na partilha familiar.A [...]


continuar lendo
Germano Toscano de Brito escreve história de ouro no notariado brasileiro
Germano Toscano de Brito escreve história de ouro no notariado brasileiro

Do coração de Guarabira, no brejo paraibano, para o Centro Histórico de João Pessoa, a trajetória de Germano Carvalho Toscano de Brito é marca [...]


continuar lendo
 Artigo – Melhor interesse do incapaz para solução de partilha extrajudicial
Artigo – Melhor interesse do incapaz para solução de partilha extrajudicial

É inegável que as recentes alterações promovidas na Resolução nº 35/2007 [1] do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), notadamente pela Resolu [...]


continuar lendo
Atos notariais fora da circunscrição: Riscos, impactos e o princípio da accountability territorial extrajudicial
Atos notariais fora da circunscrição: Riscos, impactos e o princípio da accountability territorial extrajud

Fundamentos legais da territorialidadeO sistema notarial e registral brasileiro desempenha função essencial para a garantia da cidadania, da seguran [...]


continuar lendo

Cadastre-se para utilizar nossos serviços on-line