PB-018, km 2 - 5 - Centro, Conde - PB, 58322-000

Segundo dia do Congresso da ANOREG/BR e Concart tem início com palestra do ministro do STJ Benedito Gonçalves

O segundo dia do XXIV Congresso da ANOREG/BR e VII CONCART, realizados no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília/DF, começou com uma abertura inspiradora. Com o Cartório Talks como destaque, os trabalhos tiveram início com a palestra “Impacto da Governança e da Inovação para os Cartórios Brasileiros”, conduzida pelo ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), e pelo presidente da ANOREG/BR, Rogério Portugal Bacellar.

Os participantes foram convidados a refletir sobre como a governança e a inovação estão moldando o futuro dos Cartórios, trazendo eficiência, transparência e avanços que fortalecem o setor extrajudicial no Brasil.

“Os Cartórios têm sido guardiões da legalidade e segurança documental, enfrentando o desafio de adaptar-se e modernizar-se para atender os desafios contemporâneos”, afirmou o ministro logo no início de sua fala.

Segundo o ministro, a desjudicialização é um exemplo de como os Cartórios abraçaram a inovação e contribuem com uma justiça mais ágil. “A desjudicialização combinada com a segurança eficiente e a inovação tecnológica, especialmente com o uso ético da inteligência artificial, transforma os Cartórios em verdadeiros agentes de justiça. Esse é um caminho que precisa ser trilhado com cautela e compromisso, mas que ao mesmo tempo nos dá a possibilidade de construir o sistema mais acessível”.

Benedito Gonçalves ainda pontuou a sobrecarga significativa de processos enfrentada pelo Poder Judiciário brasileiro, prejudicando a celeridade na prestação jurisdicional e acesso à justiça. Para ele, a pressão sobre o judiciário demanda soluções mais ágeis e eficazes para a população. “Nesse ponto, os Cartórios têm um papel central, pois possuem a esperteza e a estrutura necessárias, e agora, assumiram uma série de atribuições que hoje estão na alçada dos tribunais. Diversos procedimentos quando realizados pelos cartórios são concluídos de forma muito mais rápida e com menor custo para as partes envolvidas. Isso não apenas beneficia a sociedade, mas também libera o poder judiciário para focar em questões que realmente demandam sua intervenção”, disse.

“Entretanto, para que os Cartórios possam cumprir plenamente esse novo papel é fundamental que adotem práticas de governança modernas e eficientes. A governança corporativa nos Cartórios implica em transparência, responsabilidade e ética no processo de tomada de decisões. Isso traduz em gestão profissionalizada, controle de qualidade, respeito às normas e legislação e compromisso com a excelência no atendimento ao público”.

“A inteligência artificial tem o potencial de revolucionar a forma como os serviços são prestados aumentando a eficiência, reduzindo erros e ampliando o acesso”, finalizou Benedito Gonçalves.

Em sua fala, o presidente da ANOREG/BR e da CNR agradeceu o apoio da Enfam na realização da Jornada de Direito Notarial e Registral, que tem como objetivo promover condições ao delineamento de posições interpretativas sobre o Direito Notarial e Registral contemporâneo, adequando-as às inovações legislativas, doutrinárias e jurisprudenciais, a partir de debates entre especialistas e professores, conferindo segurança jurídica em sua aplicação.

“Muito obrigado, ministro. Vamos organizar a segunda Jornada de Direito Notarial e Registral ano que vem. Queremos ter sempre a ajuda da Enfam, e estamos de braços abertos para ajudar todas as Corregedorias de todos os estados, com os cursos de preparação para notários e registradores, além de escreventes e substitutos”, finalizou Rogério Bacellar.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Anoreg/BR

Fonte: https://anoregpb.org.br/segundo-dia-do-congresso-da-anoreg-br-e-concart-tem-inicio-com-palestra-do-ministro-do-stj-benedito-goncalves/


Leia Também


 Artigo – A possibilidade da usucapião de bem imóvel ocupado por um único herdeiro
Artigo – A possibilidade da usucapião de bem imóvel ocupado por um único herdeiro

Decisões recentes do STJ trazem clareza à possibilidade de usucapião em herança e evidenciam os impactos da posse exclusiva na partilha familiar.A [...]


continuar lendo
Germano Toscano de Brito escreve história de ouro no notariado brasileiro
Germano Toscano de Brito escreve história de ouro no notariado brasileiro

Do coração de Guarabira, no brejo paraibano, para o Centro Histórico de João Pessoa, a trajetória de Germano Carvalho Toscano de Brito é marca [...]


continuar lendo
 Artigo – Melhor interesse do incapaz para solução de partilha extrajudicial
Artigo – Melhor interesse do incapaz para solução de partilha extrajudicial

É inegável que as recentes alterações promovidas na Resolução nº 35/2007 [1] do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), notadamente pela Resolu [...]


continuar lendo
Atos notariais fora da circunscrição: Riscos, impactos e o princípio da accountability territorial extrajudicial
Atos notariais fora da circunscrição: Riscos, impactos e o princípio da accountability territorial extrajud

Fundamentos legais da territorialidadeO sistema notarial e registral brasileiro desempenha função essencial para a garantia da cidadania, da seguran [...]


continuar lendo

Cadastre-se para utilizar nossos serviços on-line