PB-018, km 2 - 5 - Centro, Conde - PB, 58322-000

Nova lei amplia prazo de regularização de imóveis em fronteiras

Texto publicado no DOU estendeu para 15 anos o prazo para georreferenciamento e atualização cadastral de imóveis rurais em faixa de fronteira.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei 15.206/25, que amplia em 15 anos o prazo para interessados na regularização de imóveis localizados em faixas de fronteira obterem a certificação de georreferenciamento e a atualização no Sistema Nacional de Cadastro Rural. A medida foi publicada no DOU, nesta segunda-feira, 15.

Com a alteração, o prazo, que antes venceria em outubro de 2025, vigora até 2040. Embora o Congresso tenha aprovado projeto que prorrogava a vigência apenas até 2030, o texto sancionado ampliou o período de forma mais abrangente.

A certificação e a atualização junto ao Incra – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária são exigidas para a ratificação de registros de imóveis rurais com área superior a 15 módulos fiscais.

Contexto histórico e jurídico

A disputa sobre terras em faixas de fronteira remonta ao século 19, quando o Império buscava evitar invasões estrangeiras. Após a Constituição de 1988, a transferência de imóveis com mais de 2,5 mil hectares passou a depender de aprovação do Congresso.

Atualmente, a lei 13.178/15 disciplina a ratificação de registros de terras cedidas irregularmente por estados. No entanto, a dificuldade de fiscalização e a presença de ocupações tradicionais indígenas têm tornado o processo complexo e permeado por casos de grilagem.

Em 2022, o STF decidiu, em ação proposta pela Contag, que a norma deve ser interpretada de acordo com a Constituição. Assim, os imóveis em faixas de fronteira também precisam respeitar a política agrícola, o plano nacional de reforma agrária e a função social da propriedade.

Fonte: Migalhas

Fonte: https://anoregpb.org.br/nova-lei-amplia-prazo-de-regularizacao-de-imoveis-em-fronteiras/


Leia Também


 Artigo – A possibilidade da usucapião de bem imóvel ocupado por um único herdeiro
Artigo – A possibilidade da usucapião de bem imóvel ocupado por um único herdeiro

Decisões recentes do STJ trazem clareza à possibilidade de usucapião em herança e evidenciam os impactos da posse exclusiva na partilha familiar.A [...]


continuar lendo
Germano Toscano de Brito escreve história de ouro no notariado brasileiro
Germano Toscano de Brito escreve história de ouro no notariado brasileiro

Do coração de Guarabira, no brejo paraibano, para o Centro Histórico de João Pessoa, a trajetória de Germano Carvalho Toscano de Brito é marca [...]


continuar lendo
 Artigo – Melhor interesse do incapaz para solução de partilha extrajudicial
Artigo – Melhor interesse do incapaz para solução de partilha extrajudicial

É inegável que as recentes alterações promovidas na Resolução nº 35/2007 [1] do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), notadamente pela Resoluà [...]


continuar lendo
Atos notariais fora da circunscrição: Riscos, impactos e o princípio da accountability territorial extrajudicial
Atos notariais fora da circunscrição: Riscos, impactos e o princípio da accountability territorial extrajud

Fundamentos legais da territorialidadeO sistema notarial e registral brasileiro desempenha função essencial para a garantia da cidadania, da seguran [...]


continuar lendo

Cadastre-se para utilizar nossos serviços on-line