PB-018, km 2 - 5 - Centro, Conde - PB, 58322-000

‘Registre-se!’: Comarca de Rio Tinto registra 680 nascimentos e valoriza identidade Potiguara

A 2ª edição da ‘Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!’, realizada entre os dias 13 e 17 de maio, trouxe resultados significativos para a população indígena da Comarca de Rio Tinto. Durante a semana, foram efetuados 680 registros públicos de nascimento, incluindo a etnia indígena do Povo Potiguara e a adição do nome indígena dos cidadãos.

A iniciativa, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem como objetivo principal erradicar o sub-registro civil de nascimento no Brasil, assegurando que todos os cidadãos tenham acesso à documentação civil básica. A ação visa não apenas garantir os direitos de cidadania, mas também preservar a identidade e a memória cultural dos povos indígenas.

O juiz Judson Kildere, coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc Indígena) e diretor do Fórum Desembargador Francisco Espínola, enfatizou a importância dos registros e a atuação contínua da comarca de Rio Tinto em garantir os direitos da comunidade indígena Potiguara.

“A Comarca de Rio Tinto é a única no estado da Paraíba a abranger uma população indígena composta por 32 aldeias, e a Semana Nacional do Registro Civil foi extremamente importante para garantir que essas comunidades tenham acesso à Justiça. Durante o evento, todos os povos indígenas compareceram ao cartório para realizarem seus registros de nascimento ou para a alteração de nome, refletindo sua identidade indígena, com a sinalização da origem indígena no próprio registro de nascimento”, comentou.

O Cartório do 1º Ofício de Registro Civil de Pessoas Naturais e de Interdições da Comarca foi o principal responsável pelos registros, destacando-se pela inclusão da etnia indígena em 224 certidões de nascimento, além de realizar 9 emissões de segunda via com essa alteração. O cartório também enviou 13 registros para outros cartórios com a inclusão da etnia indígena.

O apoio da Comarca de Mamanguape foi crucial para o sucesso da iniciativa, especialmente na oferta de serviços de alteração de registro e emissão de segunda via de documentos para 119 indígenas do Vale do Mamanguape. O Distrito de Salema, em Rio Tinto, também contribuiu com 28 registros de inclusão étnica.

Outras localidades que se destacaram na ação incluem Pitanga de Estrada, em Mamanguape, com 36 registros; Marcação e Baía da Traição, ambas com 102 registros cada; e Mataraca, onde foram realizados 5 novos registros e emitida 1 segunda via.

Essa iniciativa reflete a importância de ações coordenadas entre diferentes comarcas e instituições, visando a inclusão social e o respeito aos direitos das populações indígenas na Paraíba.

Fonte: TJPB

Fonte: https://anoregpb.org.br/registre-se-comarca-de-rio-tinto-registra-680-nascimentos-e-valoriza-identidade-potiguara/


Leia Também


 Provimento nº 190 do CNJ altera o Código Nacional de Normas instituído pelo Provimento n. 149, de 30 de agosto de 2023
Provimento nº 190 do CNJ altera o Código Nacional de Normas instituído pelo Provimento n. 149, de 30 de ag

Provimento Nº 190 de 25/04/2025Altera o Código Nacional de Normas da Corregedoria Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça – Foro Ext [...]


continuar lendo
Resolução MDA n. 1 altera Resolução CFTCF nº 5/2024 que aprova o Regulamento Operativo do Fundo de Terras e da Reforma Agrária
Resolução MDA n. 1 altera Resolução CFTCF nº 5/2024 que aprova o Regulamento Operativo do Fundo de Terras

Foi publicada no Diário Oficial da União (D.O.U. de 28/04/2025, Edição 79, Seção 1, p. 29), a Resolução MDA n. 1/2025, expedida pelo Minis [...]


continuar lendo
 Projeto Cidadania de Primeira beneficiará crianças de Santa Gertrudes, em Patos
Projeto Cidadania de Primeira beneficiará crianças de Santa Gertrudes, em Patos

Crianças, na faixa etária da primeira infância (0 a 6 anos), do Distrito de Santa Gertrudes, na região da Comarca de Patos, participarão do Proje [...]


continuar lendo

Cadastre-se para utilizar nossos serviços on-line