PB-018, km 2 - 5 - Centro, Conde - PB, 58322-000

Divulgados os locais de prova do 1.º Exame Nacional dos Cartórios

Candidatas e candidatos inscritos no 1.º Exame Nacional dos Cartórios (Enac) já podem conferir os locais de prova, na página da Fundação Getulio Vargas, instituição que realiza o certame em conjunto com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A definição dos locais foi publicada nesta segunda (21/4).

A prova, que abordará dez disciplinas divididas em 100 questões, será realizada no próximo domingo (27/4), em todas as capitais do país. Os editais referentes ao Exame Nacional e outras informações podem ser acessados na página do Enac no Portal do CNJ.

A habilitação no Exame Nacional é pré-requisito para a participação de candidatas e candidatos em concursos públicos realizados pelos tribunais de justiça para o preenchimento de titularidades de delegações de serviços notariais e de registro.

A expedição do certificado de habilitação será realizada pelo Conselho Nacional de Justiça. O certificado terá validade de seis anos.

Caráter eliminatório

O Exame Nacional dos Cartórios tem caráter eliminatório, mas não classificatório. Por esse motivo, ele não se aplica ao preenchimento de vagas ou à análise de concorrência.

Os processos de heteroidentificação para participantes inscritos como candidatas e candidatos negros estão sendo realizados por comissões constituídas em cada tribunal de justiça dos estados e do Distrito Federal. De acordo com decisão proferida pelo corregedor nacional de justiça, ministro Mauro Campbell Marques, referendada pelo Plenário do CNJ em fevereiro, é permitido o aproveitamento recíproco do resultado da heteroidentificação realizada para o Exame Nacional da Magistratura (Enam) ou para o Exame Nacional dos Cartórios (Enac).

Fonte: Agência CNJ de Notícias

Fonte: https://anoregpb.org.br/divulgados-os-locais-de-prova-do-1-o-exame-nacional-dos-cartorios/


Leia Também


Provimento nº 199/CNJ amplia o Programa Nacional de Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento (Registre-se)
Provimento nº 199/CNJ amplia o Programa Nacional de Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento (Regist

PROVIMENTO N. 199, DE 25 DE JUNHO DE 2025.Estabelece, no âmbito do Poder Judiciário, o Programa de Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento [...]


continuar lendo
Artigo – Central de Escrituras e Procurações e LGPD: entre publicidade e privacidade
Artigo – Central de Escrituras e Procurações e LGPD: entre publicidade e privacidade

Por João Rodrigo StinghenO avanço da tecnologia sempre traz novidades que facilitam o acesso a informações relevantes, como é o caso da Central d [...]


continuar lendo
Família com três responsáveis legais obtém registro de multiparentalidade já na gestação
Família com três responsáveis legais obtém registro de multiparentalidade já na gestação

Uma decisão judicial permitiu o registro de um bebê com três responsáveis legais ainda durante a gestação, no Rio de Janeiro. O caso envolve uma [...]


continuar lendo
Terceira Turma decide que imóvel doado em programa habitacional, mesmo em nome de um só cônjuge, é bem comum
Terceira Turma decide que imóvel doado em programa habitacional, mesmo em nome de um só cônjuge, é bem com

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por unanimidade, definiu que o imóvel doado pelo poder público no contexto de programa habi [...]


continuar lendo

Cadastre-se para utilizar nossos serviços on-line